Vasos autoirrigáveis
- Solange Neitzke
- 29 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Como estamos na primavera e o verão vem se aproximando, muitas pessoas tem desejo de trazer mais vida a decoração para sua casa. Uma ideia bacana é o plantio de flores, temperos e hortaliças que fazem toda a diferença em um ambiente. Para ajudar, há uma novidade no mercado: os vasinhos autoirrigáveis.
Criados por uma empresa de Novo Hamburgo – RS, os vasinhos autoirrigáveis são inéditos no mercado. O vaso umidifica a planta conforme a sua necessidade, fazendo com que seja absorvida a quantidade de água que precisa, eliminando os tradicionais pratinhos. Eles também protegem a casa contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, já ele não consegue se reproduzir em função do reservatório de água ser fechado, possuir um filtro e uma tampa.

Segundo Marcelo Ribeiro, gerente da loja online, os recipientes são ideais para espaços pequenos, como sacadas, varandas e terraços. Adepta do produto, a professora aposentada Maria Henemann, diz que não é porque o vaso é autoirrigável que a planta não precisa de outros cuidados “É necessário observar a planta em si, a parte do solo, mesmo tendo água no depósito, é preciso dar uma afofada, é um vaso bem interessante, mas ainda requer atenção da pessoa que vai cultivar sua planta”.
O produto também tem uma espécie de raiz artificial, composto por cordões. O recurso hídrico fica na parte de baixo, garantindo a umidade por alguns dias sem precisar molhar. Dona Maria, que tem mais 50 utensílios destes na sua casa, diz que depende de cada planta a quantidade de dias sem precisar irrigar “Cada planta toma uma quantidade de água, depende de cada variedade, um tempero precisa de mais água, por exemplo. O depósito aclopado é transparente, então a pessoa pode observar a quantidade de água que ainda há ali”, contou a aposentada.
Além de ser mais prático para o cultivo das plantas, os modelos são coloridos. São mais de 10 opções de cores e quatro tamanhos diferentes para decorar o ambiente. Também é possível construir hortas verticais e deixar o espaço da maneira que a pessoa imaginar. ““Nossa ideia é possibilitar o cultivo de plantas de interiores, incentivando mesmo as pessoas que não têm muito espaço ou tempo para cuidar do seu pequeno jardim ou hortinha urbana”, explica Guilherme Utz, idealizador dos vasos autoirrigáveis.
Os vasos autoirrigáveis da empresa Raiz podem ser encontrados em floriculturas de diversos estados brasileiros. Sendo comercializados em mais de 100 cidades. Saiba mais em mais: www.vasosraiz.com.br .
Fotos: Luana Nagel

Yorumlar