A Marmita de todos os dias
- Bárbara Andressa R. Santos
- 29 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Levar comida de casa para o trabalho, ou faculdade é uma ótima opção para quem procura cuidar da saúde e ainda economizar dinheiro. Além disso, muitas vezes quando almoçamos em restaurantes, acabamos consumindo alimentos que não são saudáveis. Por mais que confiemos no preparo da comida que o restaurante serve, não conhecemos a procedência do mesmo.
Quando levamos marmita de casa temos como saber a qualidade e também os teores de gordura e de sal que estão nos pratos preparados por nós.
A importância de se alimentar bem, é saber dosar o que comemos, afirma a nutricionista Luciane Raquel Simon da Silva.
Com base na pesquisa do Ministério da Saúde em 2014, 52,6% dos brasileiros está com sobrepeso e 17,9% está com obesidade. E esses dados são um reflexo da má nutrição do povo brasileiro.

Boa alimentação é um agente que combate muitos malefícios do corpo, sendo um deles a obesidade, que pode acarretar diversos outros distúrbios, tal como problemas psicológicos, além de ser a doença que mais cresce no Brasil.
Para Luciane há um aumento no consumo de alimentos com maior teor de açúcar, de gordura e sal. Neste contexto a marmita pode ser um aliado para ter uma regra alimentar, ou até uma reeducação alimentar.
O ideal é que a vianda tenha alimentos coloridos e que não sejam de uma só qualidade. Esta é uma das vantagens para quem pretende ter um cardápio saudável e não perder tempo e dinheiro.
"Outro ponto importante é o descongelamento da marmita, precisa ser devagar, com isso vai ser preservado o sabor e os nutrientes dos alimentos. Para fazer isso é bom tirar do congelador a mesma um dia antes e colocar na parte de refrigerar, nunca fora da geladeira", explica a nutricionista Luciana Simon.
Um conceito que está em alta é a SALADA NO POTE, e a nutricionista ensina a fazer:
Pegue um pote de vidro (pode ser de pepino vazio)
Escolha o molho de sua preferência;
Coloque legumes lavados e ralados (cebola, cenouras, beterrabas, tomate, grão de bico, ovos de codornas,entre outros);
E por fim os folhosos (alface, rúcula, couve picada);
Depois é só levar e comer, fica bonito, apetitoso e tem durabilidade de três a quatro dias bem fechado na geladeira.
Luciane explica que a refeição também deve conter pelo menos o arroz, feijão, sem esquecer das fibras. E evitar alimentos ultra processados, como hambúrgueres e empanados. "Devemos respeitar o hábito e a cultura alimentar de cada indivíduo”, finaliza a nutricionista. Uma tabela é a dica da nutricionista para uma opção semanal de cardápio.

Marmita rápida
E para quem não sabe cozinhar, mas tem vontade de se envolver na montagem do cardápio, o LEVE DO CHEF é uma ótima opção. Tem atendimento personalizado, via whatsapp ou pessoalmente.
A empresa oferece serviço de marmitas saudáveis e está localizada na cidade de Taquara – RS. O Leve do chefe tem a proposta de alimentação adequada e saudável para aquelas pessoas que buscam qualidade de vida através da comida. Pensando nisso o chef e proprietário Rafhael Caetano da Rosa, 38 anos, criou a empresa, que conta com uma funcionária auxiliar de cozinha, Rita, e a nutricionista Luciana Cruz, que auxilia na elaboração dos cardápios.

O cliente monta a marmita de acordo com seu gosto, com mais proteína, carboidratos ou legumes, mas tudo dentro do cardápio do Leve do Chef.
“A pessoa faz uma consulta com a nutricionista e depois leva para nós a dieta, após isso, dentro do nosso cardápio adaptamos as porções, então o nosso cuidado é desde a matéria-prima, a gordura, os ingredientes que vamos usar. Sempre temos uma transparência com o cliente, mostrando a forma que trabalhamos” reforça o Raphael.
O método de preparação e de conservação dos alimentos é o mais seguro e adequado para não perder nenhum nutriente. Os alimentos são embalados a vácuo, podendo ter uma duração de três meses congelados.
Uma opção com muitos nutrientes e vitaminas, para ficar bem com seu corpo, sem perder muito tempo. Agora, bora preparar uma marmita saudável para a semana!
Veja algumas opções de pratos prontos do Leve do Chef
Comments