Conheça Elzinga, o youtuber que brinca com o cotidiano de cidades
- Anderson Peters
- 26 de nov. de 2016
- 5 min de leitura
Criatividade e descontração do ator e jornalista vem fazendo sucesso nas redes sociais
Em suas aventuras pela internet, você já se deparou com algum vídeo do Elzinga? Aquele youtuber de Caxias do Sul que vem fazendo sucesso em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina? Se você ainda não se pegou rindo dele em frente à telinha do seu computador, celular ou tablet, é possível que logo isso aconteça. O ator e jornalista Diogo Elzinga, 26, vem virando uma febre no Youtube e nas redes sociais, com seus vídeos humorísticos descrevendo as peculiaridades e curiosidades de cidades de todo o estado e, recentemente, também de Santa Catarina.
Desde 18 de fevereiro de 2016, quando sua produção de vídeos começou, Diogo já conta com uma legião de fãs. No Youtube são quase 22 mil inscritos e 1 milhão de visualizações em seu canal. Mas a sua fama se espalhou mesmo foi no WhatsApp e, principalmente, em sua página no Facebook, onde já são mais de 200 mil curtidas, com projeção de chegar à 300 mil até o fim deste ano.
E esse sucesso todo não era esperado por ele. A ideia de fazer os vídeos criativos que caíram nas graças do povo surgiu, quando Diogo retornou de um intercâmbio do Canadá no início deste ano e não sabia o que fazer da vida. Foi quando decidiu montar um vídeo falando sobre Caxias do Sul, apenas para espairecer e fazer algo diferente. O resultado foi tão surpreendente que uma semana depois, atualizou seu canal no Youtube e criou sua página no Facebook, passando a investir todo o seu tempo nisso.
Como inspiração profissional, o amor por viagens foi o cupido que direcionou a temática de suas produções: cultura e turismo. E ao perceber que não havia muito mais o que revelar sobre as peculiaridades caxienses, resolveu pedir ajuda a um amigo para falar sobre Bento Gonçalves. A partir deste momento, outras cidades do estado e também de Santa Catarina foram entrando no roteiro e o número de curtidas disparou, o que fez com que o humorista identificasse o que as pessoas passaram a esperar dele. “Percebi que meus fãs passaram a confiar em mim para representar a sua cultura. Falar sobre algo tão íntimo deles, como onde moram e o que fazem, desperta um sentimento tão nostálgico que acaba tendo como resultado a viralização [sic] dos vídeos”, revela Elzinga.
Mas você já deve ter se perguntado como que o humorista descobre desde os detalhes mais belos, até os mais indiscretos de cada cidade. Saber se ele visita todos os lugares os quais grava os vídeos é uma das curiosidades que parece mexer com seus fãs. Segundo Diogo, nem o vídeo de Caxias do Sul ele conseguiu fazer sozinho, pois quando se foca em algo nesse sentido, é possível que não se enxergue o que acontece ao redor. “Eu visitei menos de 10% dos locais que já fiz vídeo. Minhas fontes vêm de dentro das cidades. Eu filtro, compilo e comparo todos os detalhes para checar a relevância. Depois pesquiso outros e monto o roteiro. Gosto de falar dos lugares como se eu morasse neles, mesmo sem nunca os ter visitado”, afirma o youtuber.
A relação com seus seguidores deixa Elzinga orgulhoso. Por se considerar uma pessoa simples, não entende como as pessoas podem querer bater foto, pegar autógrafo e “tremer” quando chegam perto dele. Como resultado de seu trabalho, vem sendo reconhecido e bem tratado por todas as cidades gaúchas e catarinenses, onde vem apresentando o show de comédia “Esse dia foi loko”, com presença do seu primo e também youtuber Cassiano Kuffel. Mas, geralmente em Caxias do Sul, onde se concentra sua maior praça de público, ninguém o para nas ruas. “Mas eu entendo, até porque estou aqui o tempo todo, todos me veem e sabem que eu sou só mais um gringo polenteiro [sic]”, brinca.
Para que tudo isso aconteça, não existe uma rotina definida na vida de Elzinga. Toda semana algo diferente ocorre. No entanto, ele fixou uma meta de produzir 4 vídeos por semana falando sobre cidades - geralmente duas grandes no RS, uma grande em SC e uma pequena em um desses dois estados - sempre publicados nos mesmos dias e horários. Nesse sentido, cada vez mais o tempo tem se tornado inimigo. Além de compilar as informações recebidas dos fãs e montar roteiros para as gravações, Diogo volta e meia tem viajado para realizar apresentações do Stand Up. Recentemente, assinou um contrato para ser o garoto propaganda da Benoit. O segredo para tanto sucesso ainda não foi desvendado totalmente. Só se sabe que criatividade, talento e inovação não falta a Elzinga.
A vida antes da fama
Natural de Passo Fundo, Diogo Elzinga obteve registro de Ator pelo SATED-RS em 2013 e formou-se em Jornalismo pela UCS de Caxias do Sul em 2015. Antes da fama na internet, o youtuber trabalhou por 8 anos na Marcopolo, sendo nos últimos 3 anos o responsável pelo marketing digital da linha de miniônibus Volare. Após sua formatura, saiu do emprego e passou 4 meses no Canadá fazendo intercâmbio, onde conheceu muitos lugares, pessoas diferentes, inclusive viajando de carro pelos EUA de norte a sul. Atualmente, ele mora com a mãe na serra gaúcha.
O futuro e os desafios de ser um youtuber
A fama na internet, diferentemente da TV, tem uma vida útil mais curta. Por isso, todo o youtuber parece ter medo de o sucesso passar e cair no anonimato. E com o Elzinga não é diferente. Ele faz questão de estar sempre ligado nos trending topics, nas novidades que rolam na web e, principalmente, em ser criativo o tempo todo. Para isso, tenta fazer algo novo a cada vídeo e aprimorar sua parte técnica. Não há um youtuber que Elzinga siga fielmente, mas ele tem admiração pelo canal Porta dos Fundos, enquanto empresa e organização. Curte a humildade do Whindersson Nunes e acha geniais os vídeos do canal estrangeiro Good Mythical Morning. Como forma de refúgio, para descansar da correria, o humorista tem como hobbies viajar, assistir seriados e jogar vídeo game quando há folga no trabalho. Ele confessa que pouco tem tido tempo para conviver com a família e os amigos.
Para o futuro, Elzinga pretende ter a sua própria produtora - trabalhar com curtas, médias e longa-metragens – e viajar por todo o mundo. “Tudo isso faz parte do meu eterno sonho de dar a volta ao mundo e desbravar esse planeta, e claro, ter uma família e viver o tal do sonho americano”, revela o youtuber. Enquanto esse sonho não se realiza, o humorista continua fazendo fama por onde passa, seja online ou presencial em seus shows de comédia pelo estado.
Confira abaixo o vídeo "Coisas de Passo Fundo", um dos mais visualizados na página do Elzinga no Facebook:
Comments