Projetos esportivos que mudam vidas
- inspiresefeevale
- 25 de nov. de 2016
- 4 min de leitura

Entre piruetas, golpes e jogos vivem as crianças, jovens, adultos e idosos que praticam esportes em Gramado, na serra gaúcha. A Prefeitura Municipal de Gramado custeia diversos projetos que incentivam a prática de atividades físicas no contra turno escolar.
O Centro Municipal de Esporte José Francisco Perine, o Ginásio Nelson Dinnebier, a Vila Olímpica e o Gramado Tênis Clube foram os lugares escolhidos pela administração municipal para proporcionar uma vida mais saudável para os gramadenses. Mais de 350 pessoas são beneficiadas semanalmente com as práticas esportivas.
Além do custeio por parte do poder executivo municipal, mais de R$ 24 mil anuais, há ainda as parcerias com o Gramado Tênis Clube e o trabalho voluntário de professores.
As inscrições são realizadas na Secretaria de Esporte, sempre no início do ano e sem custos. O Gramado Futsal, Gramado Judô, Ginástica Olímpica, Bem Viver Gramado, Jiu-jitsu, Capoeira e Gramado Tênis são os projetos oferecidos, propondo para os gramadenses um bem-estar físico e mental.
Ginástica Artística
Com sorrisos e muitos movimentos acrobáticos acontecem as aulas gratuitas de ginástica artística. São diversos alunos dos 5 aos 35 anos que se reúnem semanalmente para a prática esportiva. A cada novo encontro um aparelho ou movimento de ginástica é ensinado aos alunos, que são divididos por idade e por experiência.
A professora Olena Gradynar, 32 anos, conta que a preparação física e os alongamentos são muito praticados. Os aparelhos como trave e cama elástica dão mais resistência física e os exercícios de solo auxiliam na coordenação motora. As atividades podem até ajudar no tratamento de doenças. “Temos relatos de alunos que tiveram uma melhora significativa no tratamento da asma, por exemplo”, comenta Olena.
Para o próximo ano, as aulas não serão suspensas durante o período de férias escolares para que o trabalho realizado não seja esquecido pelos alunos e para que haja uma continuidade e evolução do trabalho. Olena destaca que a competição entre os alunos não é incentivada. “Só queremos que todos consigam fazer os exercícios e que possam romper as próprias limitações” destaca a professora.
As aulas são muito importantes para Ana Rita de Oliveira Martins, de 8 anos, moradora do Loteamento Altos da Viação Férrea. Desde pequena a menina gostava de fazer piruetas e se pendurar nos móveis da casa, por isso a família decidiu colocá-la para fazer ginástica artística. Como tem facilidade para aprender os movimentos, em apenas três meses já sabe executar diversas acrobacias. A pequena sonha em, daqui alguns anos, participar das Olimpíadas.
Judô
Uma pequena placa fixada na parede de uma das salas do Ginásio Esportivo José Francisco Perine lista dez mandamentos das aulas de judô, ministradas pelo professor e faixa preta, Edmílson Silva Conceição, 35 anos. Entre eles estão: seja humilde e não diga que é um lutador.
Mais de 60 crianças têm a oportunidade de praticar, gratuitamente, o judô uma vez por semana. A arte marcial foi criada no Japão, em 1882, e tem como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Disciplina e coordenação motora são outros benefícios do esporte.
Professor há 15 anos, Edmílson relata que “o judô em si ensina a cair e levantar, que é o que priorizamos com as crianças. A defesa pessoal também é aprendida durante as aulas. Quando os alunos entendem bem o que é e o que significa o esporte mostramos para eles a parte competitiva, até levando para competições”.
Edmílson ainda parabeniza a iniciativa da prefeitura. “Muito bacana, pois faz com que as crianças e os pais conheçam novos esportes”, diz.
Tênis
O Gramado Tênis Clube é um dos apoiadores do “Em quadra – Crianças no Tênis”, mantido através de uma parceria entre a Prefeitura e o clube. O projeto acontece desde 2015 e beneficia mais de 10 crianças da escola Senador Salgado Filho, no bairro Piratini.
O clube disponibiliza o espaço e os associados doaram as raquetes. Os professores Rafael Tadeu Morales e Rafael Teles de Souza ensinam de forma voluntária.
De acordo com o presidente do Gramado Tênis Clube, Janio Vasconcellos, proporcionar aulas gratuitas para as crianças é gratificante. “Talvez essas crianças não tivessem a oportunidade de jogar tênis por ser um esporte elitizado. Fazer essa integração entre nossa instituição e a comunidade é muito importante. Queremos fazer com que as crianças pratiquem esporte no turno oposto às aulas e quem sabe alguns talentos possam estar no meio deles”.
Rafael Teles de Souza, 41 anos, professor há oito, conta que a evolução dos alunos é perceptível e que eles têm uma linha de evolução muito acentuada. “Iniciamos em setembro do ano passado, ensinando basicamente a parte técnica. Depois, devagarzinho, começamos com a parte física em uma metodologia de movimentação na quadra. Fomos desenvolvendo todos os fundamentos e golpes do tênis para depois começarmos os jogos”, salienta.
As aulas acontecem uma vez por semana e tem duração média de 1h30min. “Toda segunda, sempre estamos animados”, diz o aluno Lucas Grutzmann, 13 anos.
Bem-Viver Gramado
Os adultos e idosos também recebem uma atenção especial do poder público. O projeto Bem-Viver Gramado tem o intuito de melhorar a saúde física e mental. Os encontros agitados e com uma música dançante sempre animam os participantes.
Roberta Inês dos Santos Silva, professora de educação física, ministra aula para mais de 30 mulheres que tem como prazer se reunirem para a prática de exercícios, na Vila Olímpica.
“Quando se fala em qualidade de vida só se pensa em alimentação, só que um exercício físico regrado como fazemos aqui três vezes por semana auxilia na disposição. Os problemas nos joelhos e na coluna vão melhorando com o passar do tempo”, destaca Roberta.
A aluna Maria Marlei, 59 anos, estava com depressão e por causa da ginástica, agora, consegue viver normalmente. Nilce, 61 anos, conta que tem problemas de coluna e também na cervical. “A ginástica está me ajudando muito. Eu estou tomando menos comprimidos”, relata.
A prática regular de exercícios físicos reflete na vida dos participantes. As crianças, aprendendo uma nova forma de disciplina e tendo uma motivação a mais para estudarem e tirarem notas boas na escola. Já os adultos e idosos, melhoram a autoestima, e tem melhorias em uma série de doenças.
Comments